4/21/2005

13º Encontro de Musicologia (Lisboa)

A Associação Portuguesa de Ciências Musicais (APCM) organiza, nos próximos dias 21 e 22 de Outubro, o 13º Encontro de Musicologia, sujeito ao tema "Os espaços da Música".

Com a escolha deste tema, a APCM pretende promover a investigação e a discussão em torno da ideia de espacialidade sonora e simbólica, quer ao nível da arquitectura e do urbanismo, das consequências da experiência sonora de grupos, quer ao nível das delimitações de espaços e geografias culturais ou individuais através da música. Em simultâneo com a apresentação e discussão de dados, será promovido o debate em torno de aspectos de ordem teórica e conceptual. Em particular, deverão ser postos em relevo os processos que determinaram o uso da música enquanto estabelecimento de delimitações espaciais, sociais e culturais ao longo de séculos. O espaço enquanto traço característico de linguagens musicais, a arquitectura e ideias sobre urbanismo serão igualmente aspectos de relevo a desenvolver, quer no quadro de referências de Portugal, quer no contexto internacional.

O conjunto de sub-temas poderá incluir, entre outros:

- A música nos espaços urbanos.
- A criação de espaços virtuais através da audição.
- As geografias musicais em várias regiões do mundo.
- A música como instrumento para a delimitação e caracterização de espaços públicos.
- As paisagens sonoras.
- Os limites sonoros do público e do privado.
- Personalidades e instituições marcantes para a circulação internacional de ideias.
- A circulação de objectos sonoros e a prática musical.
- Movimentos sociais e o uso da música.
- O nacionalismo musical em Portugal.
- Lisboa, cidade musical.

As propostas de comunicações (vinte minutos) terão uma dimensão máxima de 200 palavras. Devem ser enviadas para apreciação à comissão organizadora até ao dia 15 de Junho de 2005.

Contacto: apcm@fcs.unl.pt

Comissão Organizadora: João Soeiro de Carvalho, Luísa Cymbron e eu própria.