7/04/2006

Trio Vianna da Motta

Andava eu pela net à procura de sites relacionados com o pianista e compositor José Viana da Mota e eis que, por acaso, me deparei com a existência do "Trio Vianna da Motta". Esqueci por um momento o que estava a fazer e comecei a procurar informação sobre os integrantes do Trio: Emanuel Salvador (violino), Carina Albuquerque (violoncelo) e Nuno Marques (piano), todos eles formados na Artave e, posteriormente, estudantes na Guildhall School of Music & Drama em Londres. Encontrei o mail de Carina Albuquerque, que teve a amabilidade de me dar noticias sobre os próximos projectos dos seus integrantes.

Emanuel Salvador ( é, desde Setembro de 2006, concertino da Orquestra do Norte. Em Fevereiro tocou o Concerto de Mendelssohn com a Skolia Orchestra e em Novembro vai-se apresentar com o concerto de Beethoven. Em Portugal vai também tocar os concertos de Freitas Branco e de Shostakovich, com a Orquestra do Norte.

Nuno Marques terminou agora o Master's Degree in Music Performance, no Royal College of Music e pensa continuar em Londres no próximo ano.

Carina Albuquerque, por seu turno, está agora fazer o curso de Música de Câmara, na mencionada Guildhall School of Music and Drama, como membro do quarteto "Da Capo". Receberam agora uma bolsa de estudo completa da Guildhall School, para prosseguir no segundo ano do curso, num novo programa (Guildhall Artistic Diploma). O quarteto vai-se apresentar no Barbican Hall, em Julho, e no Paxos Festival, na Grécia, em Setembro.

É só clicar aqui. Assim poderão perceber as razões pelas quais tive de falar sobre eles no blog.