2/12/2006

Flauta Bansuri



O indiano Prasad Bhandarkar é engenheiro de profissão e está estabelecido em São Francisco. Apresenta-se regularmente em concerto, tocando a flauta Bansuri – que consiste numa cana de bambu ferida de uns quantos buracos e que tem um som lindíssimo.
Bhandarkar é respeitador da tradição musical do seu país. Todavia, há semelhança de tantos outros músicos, apercebeu-se das potencialidades da web para divulgar o seu trabalho. Disponibiliza-nos, por isso, um site onde podemos escutar a sua música, visionar pequenos vídeos de carácter divulgativo, e ficar a saber um pouco mais sobre a música indiana e sobre a sua actividade de músico. Ficamos, por exemplo, a saber que o seu «guru» é Pt. Hari Prasad Chaurasia, que tocou no CCB em Abril de 2003; também que pondera dar aulas de flauta pela internet, mas que ainda não encontrou o formato ideal.
Quem se interessar, pode subscrever este Podcast gratuito [The Hindustani Classical Music Podcast], de onde emerge uma sonoridade irresistível – ora meditativa, ora alegre, ora erótica ...
Não sendo muito atento a este universo, chamaram-me recentemente atenção para outro representante da nova geração de músicos indianos: Krishna Bhatt. Também a sua música pode ser escutada na web, aqui.
Boa viagem.