11/15/2005

Bye bye Público

Fiquei entusiasmada quando, em Outubro de 1999, a Cristina Fernandes me telefonou para propor uma colaboração regular com o jornal Público. Desculpem a sinceridade (talvez deveria armar-me em profissional imperturbável e não confessar assim os meus entusiasmos neste blog...), mas acontece que o jornalismo tinha sido até então para mim uma espécie de aspiração privada (e também bastante romantizada).

Lembro-me com detalhe da minha primeira reunião com a Cristina e com a Alexandra Lucas Coelho (editora da secção de Cultura nessa altura) e o Alexandre Delgado (cuja ausência da crítica em Portugal é sentida com saudade por todos). E também lembro a minha primeira crítica, sobre um concerto de Marcel Pérès incluído nas saudosas Jornadas de Música Antiga da Gulbenkian, ao qual assisti com o também muito saudoso Orlando Pantera, entretanto falecido.


Foram seis anos óptimos, que me deram prazer e que agora deixo atrás sem lamentos. E com uma estranha e surpreendente sensação de liberdade recuperada.