3/29/2005

Descentralizar ou não descentralizar

Algumas pessoas reagiram por causa da minha referência ao René Martin num post anterior onde falava sobre a Festa da Música. O que ele disse na conferência de imprensa a propósito de Viseu era que achava muito bem fazer ali música, mas que, necessariamente, deveria ser pensada para aquela cidade "une autre chose", um projecto específico, diferente da Festa da Música.

Quem não gosta da palavra "descentralizar" sou eu (será questão, mesmo assim, de perguntar ao René Martin o que acha sobre assunto), entre outras coisas porque é fácil de confundir com uma forma hipócrita de caridade. Aliás, por muito que a gente descentralize, sempre haverá centros mais centrais do que outros...

Há tempo que em política cultural é usada a palavra rede. O que há para ler sobre as denominadas redes sociais é muito (e eu, que sou apenas amadora na matéria, tenho lido bem pouco). Para ficarmos no que há... na rede, podem ver isto (curto e em português), isto (bem escrito e em castelhano), isto (em inglês) ou isto (pdf, em inglês).