2/18/2005

Bárbaro!

A crise no São Carlos, que há dias circulava como rumor, materializou-se ontem num comunicado da direcção do Teatro onde se anunciava que a falta de verbas tinha provocado o cancelamento da temporada lírica. O Ministério emitiu a seguir uma espantada e ofendida nota de imprensa, à qual respondeu a direcção do Teatro com um desafiante: «Mostra lá a rubrica com os meus tostões». Rossini no seu melhor.

Tive um primeiro ataque de dignidade – e de egoísmo profissional, confesso – e comecei logo a pensar na infelicidade destes tempos de McDonalds e MTV, na barbárie que nos rodeia e agride a nós, cidadãos romanos de pleno direito, na cultura da tanga... naquelas coisas do costume.

Lembrei-me depois do estremecedor artigo assinado por Medina Carreira no PÚBLICO de 1 de Fevereiro e dos milhões que nunca pisaram a belíssima sala do São Carlos e nunca tiveram a oportunidade de apreciar a sua acústica, em todos os que ainda não tiveram a sorte de viver e de aprender a apreciar uma representação ao vivo de Don Giovanni, de La Traviata, de Peter Grimes...

Pensei logo para os meus botões: «Querida, estás a ficar uma populista. Bah». Mas há uma desagradável sensação que ainda não me abandonou.