2/02/2005

Meus senhores, estou farta

Encontro-me aqui, neste agradável dia de Fevereiro, aproveitando a pausa do almoço para escutar a gravação pirata que fiz da retransmissão realizada pela RDP (espero que a SPA me desculpe: é só para uso privado, juro que não faço cópia alguma) da primeira récita da Medea apresentada no São Carlos no passado dia 25 de Janeiro e o veredicto é o seguinte: é impossível encontrar qualquer parecença entre o que estou a ouvir e o que descreve o meu caro Henrique Silveira no seu blogue (a propósito do espectáculo da passada segunda feira, ao qual não assisti).

Que o naipe dos violinos da OSP não é bom? De facto, há tempos que isto vem sendo dito e redito e, confesso, prefiro ouvir os de outras orquestras, mas na OSP há outros naipes que funcionam de forma excelente e que têm uma sonoridade mais do que razoável, músicos magníficos que merecem algum respeito.

Que é evidente a prudência e que há entradas falhadas e algumas transições embrulhadas? Acontece que esta é uma primeira apresentação de uma ópera num palco português, não uma gravação da EMI, e que os momentos conseguidos – muito bem conseguidos – são também muitos, a maioria aliás.

Que, na ópera, habitualmente, há mais coisas para além da soprano? Pois é, grande descoberta, mas esta é uma ópera que se centra – dramática e musicalmente – de forma exagerada na personagem principal: se a soprano falhar, adeus.

Que podemos adivinhar os problemas que vive a diário o São Carlos? Mais outra grande descoberta. Mas acham que pode haver alguma coisa pior para um teatro de ópera do que não conseguir anunciar uma temporada porque o orçamento não está assegurado?!!! Teoricamente, os pontos assinalados pelo Henrique até são pertinentes, mas, já agora, também seria edificante ler o que ele tem a dizer a propósito da – na sua opinião modelar, suponho, porque, que eu saiba, não tem nenhum blogue sobre o assunto – planificação estratégica da empresa para a qual trabalha: o Ensino Superior Público português.

Agora é que fiquei mesmo farta deste assunto.