2/28/2005

Light- Distance

Posted by Hello


Há quatro anos que a Fundação Calouste Gulbenkian organiza em Londres o festival Atlantic Waves. O evento – concebido e dirigido por Miguel Santos, quem é também o editor do Musalusa – tem como objectivo apresentar nos palcos londrinos músicos portugueses que se têm destacado na exploração de novas vias criativas. A Fundação também tem apresentado em Lisboa destacados grupos britânicos especializados no repertório contemporâneo, os quais têm incluído nos seus programas obras de compositores portugueses. Esta temporada foram convidados o Pssappha Ensemble e o Birmingham Contemporary Music Group, o qual se apresenta hoje no Grande Auditório.

Por seu turno, também nestes últimos anos, o compositor Luís Tinoco tem vindo a desenvolver a título pessoal frutíferas colaboraçoes profissionais no Reino Unido, bem patentes na recente inclusão da sua obra no catálogo da University of York Music Press. Nomeadamente, a sua ligação com o quinteto sopros Galliard Ensemble, nascida na sua época de estudante na Royal Academy of Music, tem-se materializado em várias gravações, entre quais se destaca "Light-Distance" (na foto), um CD lançado em fins de 2003 contando com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.

O registo contém peças da autoria do próprio Luís Tinoco e, ainda, de Eurico Carrapatoso, Joly Braga Santos, Fernando Lopes-Graça, António Pinho Vargas, Alexandre Delgado e Sérgio Azevedo. Para além de três obras escritas por Luís Tinoco para quinteto de sopros (Autumn Wind, de 1998, Light-Distance, de 2000, e O curso das águas, de 2001), inclui as magníficas Sete Lembranças para Vieira da Silva, de Lopes-Graça (inspiradas na obra da pintora, as sete peças revelam uma voz individual, repleta de emoção e de poesia que é perfeitamente compreendida e revivida pelos Galliard). Não é propriamente uma novidade, mas recomenda-se na mesma.